O Projeto de Robótica vem sendo desenvolvido desde 2019 com formação em Arduino, Scratch e Pensamento Computacional para professores de diversas áreas de conhecimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF). Neste mês de outubro, os professores e organizadores do projeto realizarão uma mostra com os trabalhos desenvolvidos por alunos e um workshop para professores que desenvolvem a robótica no interior do Estado.

Segundo o professor organizador do projeto, Ranildo Lopes, 24 professores fazem oficinas práticas de robótica com Arduíno em suas respectivas escolas, atingindo de forma híbrida em torno de 150 alunos. Hoje o CEFAF tem mais de 60 professores cursistas de robótica de Teresina e do interior do estado.

“Com o retorno das atividades presenciais, a previsão é atender por volta de 400 alunos de forma direta. Ainda este mês, entre os dias 11 e 15, teremos apresentação de projetos dos alunos e professores na semana da Robótica da Seduc em 20 escolas estaduais de Teresina. Professores e Alunos que, em pouco tempo, estarão participando de olimpíadas e eventos de robótica pelo país”, enfatiza do organizador.

Em seguida, entre 20 e 22 de outubro, um workshop de robótica será realizado com 15 professores do inteiro do estado durante dois dias, que receberão aprimoramento de robótica, impressora 3D e carro robô. No terceiro dia, esses mesmos professores conhecerão os projetos para já desenvolvidos pelos professores de Teresina.

O superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto, observa que a robótica educacional na atualidade é crescente, ou seja, ela apresenta uma riqueza interdisciplinar, onde na montagem de um robô ou projetos de robótica, aborda-se uma série de princípios matemáticos e físicos que mexem com o imaginário juvenil e cria novas formas de interação.

“Cada vez mais apoiamos e capacitamos os professores da rede Estadual para a utilização de robótica de forma inovadora em suas turmas e campo de pesquisa, possibilitando o conhecimento de robótica e a elaboração de seus próprios experimentos tecnológicos. Além disso, a Seduc busca parcerias, como com a Mobieduca.Me, para conseguir os kits e demais materiais necessários ao desenvolvimento das oficinas e das aulas práticas”, completa o superintendente.

Confira as escolas que apresentarão os projetos:

centromaker.com.br/escola/

Mais informações:

centromaker.com.br