Os gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (6), para planejar parcerias para inovação na gestão pública. A intenção é usar a ciência e a tecnologia, em parceria com outras instituições de pesquisa, para criar soluções inovadoras.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu o presidente da Fapepi, professor João Xavier, para discutir sobre esse e outros temas.

“Inicialmente, viemos fazer uma visita de cortesia ao secretário Washington Bandeira e tratar como a Fapepi pode se colocar ao lado do esforço que a Secretaria está empreendendo para aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Então, nós nos colocamos à disposição. Temos algumas ações que começaram a ser desenhadas, como envolver as universidades e o Instituto Federal em proposições e soluções por meio da ciência, tecnologia e inovação para as necessidades do serviço público, em particular a Seduc”, disse João Xavier.

Antônio Amaral, superintendente de Educação Básica da Seduc, afirma que já existe um projeto desenhado com a Fapepi, que vai ser desenvolvido com a superintendência. “A Fapepi e a Seduc estão alinhando um acordo de cooperação para um programa de recomposição de aprendizagens onde a Fapepi vai atuar no pagamento de bolsa formador para professores da educação básica”, finaliza.