O planejamento pedagógico de 2023 proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), em parceria com o Instituto Unibanco, requer sincronia com as atividades desempenhadas pelos professores. As Gerências Regionais de Educação (GREs) atuam neste elo para a plena execução das atividades de gestão.

Este alinhamento é tema da 1ª Reunião de Gestão Integrada Secretaria (RGI S1), realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2023, em Teresina, para Gerentes Regionais de Educação, equipes da Seduc e membros do Instituto Unibanco.

A pauta do encontro deve inserir os novos Gerentes Regionais nas Etapas do Circuito de Gestão, bem como retomar as orientações gerais, considerando as diretrizes, os objetivos estratégicos e os resultados esperados para o conjunto de Regionais e Escolas.

O renovado quadro de profissionais que compõem as 21 GREs participaram no primeiro momento do encontro com o Secretário da Educação, Washington Bandeira. “Neste momento de alinhar as ações das três instâncias SEDE/GRE/Escolas são destacados o planejamento para executar as metas propostas. Temos novos gerentes regionais, por isso é importante alinhar as metas e resultados relacionados ao modelo de gestão do Governo do Estado. O momento será oportuno também para orientar os próximos passos em continuidade a implementação do Circuito de Gestão, que é uma parceria importante com o Instituto Unibanco”, salientou Washington Bandeira.

O chefe da pasta da Educação destacou em sua fala as metas da gestão, como transformação digital, melhoria nos índices de educação no Ensino Médio, aumento dos números de escolas de Tempo Integral, dentre outros.

João Cláudio Peixoto, gestor local do Instituto Unibanco, destacou a oportunidade de os novos Gerentes entenderem de forma clara sobre o planejamento das regionais a partir das diretrizes da sede administrativa.

“Enfatizamos a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Piauí com as demais instâncias, pois faremos a gestão integrada às regionais a partir de um planejamento específico em que a Sede determina as diretrizes para composição dos planos de ação das regionais, que é uma etapa do Circuito de Gestão. Entendemos que este alinhamento irá mitigar o abandono e a evasão, garantir a aprendizagem e promover a equidade da educação”, afirmou o consultor.

Coordenando as Gerências Regionais em todo o estado, o professor Tarcísio Pires, que já esteve à frente da 4ª GRE, destacou a importância do encontro para alcançar os objetivos pactuados pela gestão.

“A gestão do Secretário de Educação, Washington Bandeira, tem de forma clara o apoio às Regionais e Escolas para a execução dos seus Planos de Ação. Tendo em vista que ele chega na equipe dando a tônica da sua gestão, que é que acelerar, avançar e modernizar. Isso nos impulsiona a fazer o trabalho alinhado às metas que versam o desenvolvimento do nosso alunado, que é realmente o foco do nosso trabalho”, afirmou o gerente.