Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Núcleo de Formação Antonino Freire (NUFAF) reuniram-se, na tarde desta terça-feira (31), para alinhar estratégias com vistas à formação de professores em 2023. O NUFAF é gerido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e desenvolve um importante trabalho na formação dos profissionais da educação em parceria com a Seduc.

A diretora do NUFAF, Lucile Moura, acompanhada de coordenadores do Núcleo, apresentou as demandas da instituição ao secretário da Educação, Washington Bandeira, e aos superintendentes Antônio Amaral (Educação Básica) e Paulo Henrique (Educação Técnica e Profissional).

 

“Entre os temas, tratamos da pós-graduação em Gestão, que deve ser ofertada aos servidores da rede estadual de educação; lotação de professores do NUFAF; continuação e fortalecimento da Jornada Paulo Freire; projetos pilotos de formação de professores como o de Robótica e de Matemática”, destaca a diretora.

O secretário da Educação afirma contar com o apoio do NUFAF para atingir uma das metas do governador Rafael Fonteles para o setor. A formação, qualificação e valorização dos profissionais da educação.

“Acreditamos em uma formação humanista, que desperte o pensamento crítico. Uma educação sistêmica, que envolva os aspectos acadêmico, econômico, cívico-cidadão e socioemocional. Para tudo isso, a formação do professor é essencial. Então, faremos o alinhamento entre os mais diversos atores para esse objetivo e o NUFAF é fundamental nessa empreitada”, completa Washington Bandeira.