A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) assinaram, na manhã desta terça-feira (27), um Acordo de Cooperação Técnica em robótica. A parceria beneficiará 20 escolas estaduais com projetos na área e tem o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino.

O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, recebeu os representantes do IFPI campus Teresina Zona Sul e professores do projeto de robótica já desenvolvido pela Seduc para oficializar a parceria. “Estamos fechando essa parceria com o IFPI e seu curso de Informática para aulas de robótica com Arduino nas escolas públicas da rede estadual que estão desenvolvendo projetos. Essa nova iniciativa contempla mais de 300 alunos em 20 escolas, ampliando essa iniciativa”, afirma o gestor.

O acordo tem por objetivo a realização do projeto “Robótica Educacional 2.0: Uma abordagem voltada para as metodologias ativas”, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino.

O coordenador do projeto de robótica do IFPI, professor Stephenson Galvão, relata que o instituto irá contribuir com os kits de robótica para 20 escolas, onde já há professores participantes do Curso de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire. “A atuação conjunta do IFPI e da Seduc visa realizar estudos relacionados a robótica educacional, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, de forma que o IFPI proporcionará aos seus alunos de licenciatura experiências reais de ensino e a Seduc terá o apoio destes para desempenhar atividades iniciais de programação computacional”, destaca.

Segundo o professor formador em robótica, Ranildo Lopes, o projeto durará um ano e tem previsão de iniciar no segundo semestre de 2021.