Desde março de 2020, com a portaria 343 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza a substituição das aulas presenciais por meios digitais, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) criou uma nova forma de promover a formação continuada de professores e demais profissionais da educação. O programa “No Chão da Escola”, por meio da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece), realizou 33 cursos com cerca de 65 mil espectadores.

A professora Gildete Milú, diretora da Utece, relata que no início da pandemia a Seduc iniciou a preparação dos coordenadores das Gerências Regionais para replicarem as formações para as escolas, criando o Canal de Formação no Chão da Escola.

“Nós da Seduc tivemos também que nos reinventarmos. Nossos professores necessitavam de apoio tecnológico para desenvolver uma atividade para a qual não estavam preparados. O secretário da Educação, Ellen Gera, teve a sensibilidade de acolher a necessidade, e veio o grande desafio, como fazer esse apoio no momento de isolamento. Então foi criado o Canal Formação no Chão da Escola e, através deste, as formações estão acontecendo. Elas atendem os professores em suas necessidades, temos tido bons resultados, bons feedbacks”, destaca a diretora.

Foram implementados cursos virtuais de ferramentas tecnológicas, do iSeduc, aplicativos para aulas, atividades escolares, ensino remoto e ensino híbrido e formação em protocolo biosanitário para o retorno às aulas presenciais. Também foi trabalhado o aspecto emocional dos professores, em parceria com o Instituto Península e a disponibilização da plataforma Vivecer.

“Nossa plataforma no Youtube já conta com quase 2 mil inscritos e a frequência dos cursos é feita através do link. A Utece tem desempenhado seu papel com grande êxito. Pudemos acompanhar o professor nos momentos mais importantes. A Seduc está de parabéns no quesito acompanhamento à formação continuada dos professores”, finaliza a diretora Gildete Milu.

Fonte: Seduc