A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por intermédio da Coordenação Estadual do PRO Alfabetização na Idade Certa, realiza o Concurso Cultural para escolha da mascote do programa. O objetivo é estimular a produção artística das crianças e fortalecer a identidade do programa, promovendo a importante agenda da alfabetização de crianças na idade certa.

Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do Programa, destaca que as escolas das redes públicas (estadual e municipais) do Piauí podem apresentar um projeto criado por um(a) aluno(a) do 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental, contendo uma imagem/desenho de inspiração para a mascote do PRO Alfabetização na Idade Certa e o seu respectivo nome.

“O aluno autor do desenho/imagem e do nome vencedor será premiado com um tablet. Os três alunos autores e suas respectivas escolas dos desenhos/imagens e dos nomes  mais votados serão premiados com kits de literatura infantil. As cinco escolas e os cinco alunos autores da peça selecionados na etapa de avaliação receberão menções honrosas e certificados de honra ao mérito”, relata a coordenadora do programa.

Cada escola inscrita poderá participar com o envio de um desenho/imagem e de um nome para a mascote, sendo que ambos devem ser criações de um mesmo aluno(a), respeitando os critérios e prazos estabelecidos neste edital. É vedada a participação de escolas que não ofereçam a etapa de escolarização referente ao ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental), bem como de alunos(as) que não estejam devidamente matriculados em algum destes anos.

As inscrições e o envio dos desenhos/imagens deverão ser feitos por e-mail cujo assunto traga a frase “Concurso para Criação da Mascote”, para o endereço eletrônico: proalfabetizacao.idadecerta@seduc.pi.gov.br.

A etapa de avaliação selecionará cinco desenhos/imagens de mascotes com os respectivos nomes para a próxima etapa, conforme os seguintes critérios: expressividade, originalidade, criatividade, diversidade e fidelidade ao tema. As inscrições vão de 25 de outubro a 7 de novembro de 2021. A divulgação da proposta vencedora acontece no dia 26 de novembro.