Gestores e técnicos das secretarias de Estado da Educação (Seduc), Cultura (Secult) e Turismo (Setur) reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (03), para planejar ações e projetos intersetoriais a serem executados em todo o Piauí. Cursos que fomentem o turismo e a cultura nas comunidades devem ser elaborados com a parceria.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, revela que a reunião foi um momento de sensibilização e aproximação dos entes estaduais.

“Devemos montar um grupo de trabalho que possa pensar quais projetos poderão ser materializados, quais as fontes de recursos para esses projetos e qual a preparação normativa legal que deva existir para viabilizarmos esses projetos. Então, este momento é de sensibilização para que possamos ter clareza do potencial dessa parceria entre as áreas”, observa o superintendente.

O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, afirma que o objetivo é que as secretarias caminhem juntas em direção aos que mais necessitam. “Queremos chegar nas comunidades quilombolas, entre outras, propondo oficinas de dança, teatro, artesanato, entre outras para as populações”, diz.

O secretário de Turismo, Marcelo Costa, enfatiza que a reunião foi bem positiva e contribuirá para desenvolver ainda mais o turismo no Piauí. “Essa parceria entre Setur, Seduc e Secult vem para somar e deve culminar em novos cursos voltados para o turismo. Em conjunto pretendemos formalizar um projeto para aplicarmos na comunidade, com turismo de base comunitária, turismo rural, turismo cultural, implementando cursos de formação inicial e continuada para capacitar essas pessoas, que trabalham lá na comunidade, na linha de frente do turismo”, finaliza.