A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) intensificou, nesta semana, ações voltadas para a saúde dos detentos custodiados na Cadeia Pública de Altos. Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram feitas limpezas na caixa d’água e tubulação da unidade, bem como, o atendimento médico especializado com a presença de um nefrologista.

Diante do ocorrido na semana passada, quando 48 detentos foram examinados após apresentarem quadro de insuficiência renal, a Secretaria da Justiça realizou uma série de ações para que a situação fosse controlada no local.

Uma das ações foi a limpeza da caixa d’água, do poço e tubulação que leva água para toda a unidade. A medida foi coordenada pelo engenheiro químico e coordenador da Vigilância Ambiental da Sesapi, Antonio de Sá.

“Deixamos a água fora de qualquer perigo de contaminação, uma água de boa qualidade, proporcionando um bem estar aos detentos. Utilizamos um produto distribuído pelo Ministério da Saúde, que tem a função de evitar a presença de bactérias na água”, disse o profissional.

Outra medida foi a ida do medico nefrologista Fernando Anunciação para consulta dos pacientes que apresentaram o quadro de insuficiência renal.

“Os pacientes fizeram exames de sangue e, também, foram avaliados quanto a infecções por Covid-19. Até o momento, não foi identificado nenhum exame positivo para Covid-19”, relatou o médico.

Para o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, as medidas são para que a unidade retome a normalidade de suas rotinas carcerárias.

“Estamos, com apoio do Governo do Estado e da Sesapi, fazendo o possível para que identifiquemos as causas da infecção e sanemos esse problema. Realizamos a limpeza do abastecimento de água, sanitizamos a unidade e levamos médicos especialistas para a avaliação dos detentos”, ressalta o gestor.