A abertura oficial do ano letivo nas escolas públicas estaduais do Piauí, realizada nesta segunda-feira (6), deu início à programação da Semana Presente 2023, que segue até o dia 10 de fevereiro em todas as unidades de ensino. Uma Aula Magna de Matemática foi ministrada pelo governador Rafael Fonteles e transmitida pelo Canal Educação para os estudantes de todo estado.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que a Semana Presente tem como tema “Escola Estadual com Muito Orgulho” e o lema “Juntos para acelerar, avançar e modernizar”. “Essa importante ação tem como objetivo agregar a mobilização da comunidade escolar e local, por meio de atividades lúdicas, de acolhimento, associadas à didática-pedagógica, que favoreçam momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, a fim de promover uma convivência saudável no ambiente escolar”, destaca.

Marlene Lima, gerente da 19ª GRE, que engloba as escolas da zona sul de Teresina, iniciou a Semana Presente se reunindo com pais, mestres e corpo administrativo. “Levamos palestras com uma assistente social uma psicóloga  com temas de grande relevância para o primeiro encontro do ano letivo”, afirma.

A Programação da Semana Presente 2023 segue com palestras a partir de temáticas que envolvem competência socioemocional, fortalecimento de vínculos na escola, empatia, autogestão, construção coletiva das regras de convivência no ambiente escolar, Trilhas de Aprendizagem para a 2ª série do Ensino Médio; construção coletiva de painéis para o público do ensino fundamental; Projeto de Vida para os alunos da 1ª série de Ensino Médio; Vocação profissional para as 3ª séries do Ensino Médio; exibição do filme Cabo de Guerra e aplicação de quiz/enquete sobre o filme; apresentação da rotina no ambiente escolar; e entrega dos livros didáticos e fardamento.