A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se, nessa segunda-feira (15), com representantes do Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O encontro se centralizou na discussão sobre a firmação de convênio interinstitucional entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o IFPI, com o objetivo de proporcionar aos servidores da pasta a oportunidade de qualificação por meio do mestrado profissional em Análise e Planejamento Espacial ofertado pelo instituto.

Para a secretária, qualificar o corpo técnico é gerar ganhos para o Estado. “Hoje tivemos a reunião inicial, um primeiro passo para que se estabeleça esse convênio com o IFPI, em busca da valorização dos nossos servidores, por meio da ampliação dos conhecimentos, o que sem dúvida terá um impacto direto na gestão pública”, explica Sádia Castro.

A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro- foto: Moura Alves/Ascom Semar

O mestrado profissional em Análise e Planejamento Espacial oferecido pelo IFPI tem área de concentração em organização do espaço e conta com a linha de pesquisa ”planejamento territorial e geoprocessamento”, que objetiva desenvolver pesquisas que envolvam a coleta e o tratamento de informações espaciais com vistas ao planejamento de espaços urbanos e rurais; e a linha “análise ambiental”, que visa desenvolver estudos concebidos com base na análise integrada dos componentes ambientais, a partir da concepção sistêmica.

“A Semar já possui o Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO), um dos centros de referenciamento mais importantes do Nordeste. Enquanto o IFPI também se destaca, não só na área de geoprocessamento, mas por ser uma instituição que oferece educação profissional por excelência, com um corpo técnico extremamente qualificado. A expectativa é que ambas as instituições possam colher bons frutos dessa parceria”, destaca a secretária do Meio Ambiente.

A intenção é que servidores sejam beneficiados com a formação, sem que precisem se afastar de suas funções. Durante a próxima semana, está prevista mais uma reunião entre os dois órgãos, para que se possa alinhar as necessidades e contrapartidas de ambas as partes.