A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, reuniu-se, com o diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, nesta terça-feira (9), para discutir sobre a ampliação de atuação do Centro de Geoecologia fundiária e Ambiental (CGEO) e a criação do Centro de Informações Espaciais do Estado do Piauí. O Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) é um órgão criado para dar suporte técnico e geotecnológico à Semar e ao Interpi.

“Os dados do CGEO alimentam os sistemas ambiental e fundiário de todo o estado. Em várias ações como o Cadastro Ambiental Rural, o CAR, o trabalho da Semar e do Interpi estão conectados. O que estamos fazendo, hoje, é discutindo o pré-projeto para a criação do Centro de Informações Espaciais do Estado do Piauí ampliando o alcance do CGEO não apenas para as áreas fundiárias e ambientais, mas para outros segmentos, disponibilizando mais dados consolidados para todo o estado”, explica a secretária Sádia Castro.

“A ideia é que com a criação desse centro seja oferecido informações geoespaciais para todo o Piauí através de três eixos: Diretoria de Geotecnologia e Inovação; Diretoria de Geoprocessamento e Cartografia e, ainda, Diretoria de Projetos e Cooperação”, conclui a gestora.