A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, esteve, nessa quinta-feira (17), em Valença para entregar smartphones que ajudarão nas medições do monitoramento do nível da barragem Mesa de Pedra. Esse trabalho faz parte do Programa de Gerenciamento de Dados Hidrometeorológicos da Agência Nacional das Águas (ANA).

A leitura do nível de água do açude é feita diariamente pelos observadores – pessoas que checam as medições. Além do açude Mesa de Pedra, mais 27 reservatórios do Piauí são monitorados e receberão novos equipamentos.

Após os observadores realizarem a leitura das réguas presentes na parede dos reservatórios, as informações são encaminhadas à Diretoria dos Recursos Hídricos da Semar, por meio de um aplicativo.

A secretária do Meio Ambiente esclarece que o monitoramento diário é imprescindível na tomada de decisão de abrir ou não uma comporta de barragem. “A abertura ou fechamento de comportas de barragens tem por objetivo manter a perenização do rio. Uma regulação criteriosa impede que no período da seca municípios fiquem sem água, permitindo ainda que o comportamento do açude seja, de alguma forma, mais previsível durante diversos período do ano”, ratifica Sádia Castro.

A diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia, acrescenta ainda que os observadores das barragens utilizam o aplicativo de celular como forma de automatizar o processo e garantir maior confiabilidade, já que, com ele é possível gravar as coordenadas. “Assim que é feito o envio dos dados, a plataforma que recebe os dados checa a localização”, explica Layssa.