A secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, recebeu, nessa quarta-feira (10), o gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Guillermo Madrid. Na reunião, foi tratado sobre a retomada da parceria com a agência para a realização de investimentos no estado do Piauí, tendo por foco o desenvolvimento das populações locais e a preservação ambiental. Participaram do encontro, a superintendente de Orçamento e Operações Externas da Seplan, Edilene Facundes, e o técnico Célio Pitanga.

Edilene Facundes destacou que a reunião com Guillermo Madrid teve como objetivo retomar uma carta consulta. “Por meio dessa carta, o Estado do Piauí vai contratar uma operação de crédito com a Agência Francesa de Desenvolvimento para realizar investimentos na área de desenvolvimento sustentável, por meio do turismo sustentável, atuando na recuperação de parques ambientais, melhoria da infraestrutura turística, em parceria com as populações locais”, revelou a superintendente.

Rejane Tavares ressaltou a importância do projeto. “Estamos retomando a nossa proposta de projeto com a AFD, e faremos ajustes na carta proposta, que deverá ser enviada este ano para aprovação junto ao Cofiex para, assim, iniciar todos os trabalhos de fortalecimento do turismo sustentável no estado, tendo como foco a Planície Litorânea e a Serra da Capivara. Juntos, com a cooperação francesa, iremos estabelecer um novo projeto de turismo sustentável”, destacou a secretária.

O Grupo Agence Française de Développement (AFD) financia, acompanha e acelera as transições rumo a um mundo mais justo e sustentável em relação ao clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança. As equipes estão envolvidas em mais de 4 mil projetos nos departamentos e territórios ultramarinos franceses e em 115 países.