O Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tem adquirido ótimos resultados em atendimentos para a comunidade acadêmica. Do final de março até o mês de junho, o programa já atendeu mais de 160 pessoas de forma remota, com primeiros cuidados psicológicos, assistência humana e ajuda prática em situações de crise, buscando aliviar preocupações, oferecer conforto e ativar a rede de apoio social nesse período de isolamento social.

O impacto emocional do isolamento e a incerteza de reencontrar familiares e amigos trazem como consequência uma sobrecarga de emoções e sentimentos que podem ocasionar transtornos psicológicos ou agravar algum quadro já existente. As intervenções psicológicas do Serviço de Psicologia da PREX têm sido focadas nos estressores relacionados à doença ou nas dificuldades de adaptação às restrições do período.

A pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Eliene Pierote, destaca a importância do apoio psicológico à comunidade acadêmica nesse período de pandemia. “É um desafio lidar com a adversidade, sobretudo uma situação inusitada como esta pela qual estamos passando. Sabemos que o profissional da Psicologia desenvolve alguns processos essenciais de manejo numa situação de pandemia. Esses processos podem aliviar em grandes proporções o impacto da doença na saúde mental dos afetados. Dessa forma, estamos fazendo o possível para atender nossa comunidade acadêmica”, diz.

O serviço de Psicologia tem feito intervenções abordadas pelos profissionais da saúde mental. Nos atendimentos, os psicólogos estão trabalhando as reações esperadas no contexto de pandemia, como sintomas de ansiedade e estresse, além de emoções negativas, como tristeza, medo, solidão e raiva. A psicóloga Mariane Siqueira afirma que, inicialmente, é feito um diagnóstico e um atendimento emergencial, após isso, são estudadas estratégias para promoção de bem-estar psicológico e um fortalecimento das conexões com a rede de apoio social da cidade do paciente.

“Nesse momento de pandemia, nós estamos percebendo que as pessoas de fato estão sentindo a necessidade de cuidar da saúde mental. Estendemos os atendimentos que eram somente nos campi da capital para todos os campi da Uespi, onde os alunos podem entrar em contato que iremos fazer de tudo para ajudar. É um trabalho muito importante, tendo em vista que as pessoas estão vulneráveis mentalmente, além disso, serve para fazermos um diagnóstico para novas estratégias no serviço de Psicologia”, afirma.

O Serviço de Psicologia atende remotamente, de forma gratuita, através do WhatsApp. Os pacientes devem solicitar atendimento através do e-mail: servicodepsicologiauespi@gmail.com e em seguida serão direcionados para o contato telefônico de um dos terapeutas da equipe.

Resultados do Serviço de Psicologia

Em três meses  de atendimento, o Serviço de Psicologia conseguiu contemplar 171 pessoas de todos os campi da Uespi. O relatório mostra a resposta da comunidade acadêmica quanto à credibilidade e a necessidade do apoio oferecido para o momento (gráfico de atendimentos).

Outras ações mais gerais estão sendo planejadas pelo Departamento de Assistência Estudantil e Comunitária (DAEC) /Serviço de Psicologia da PREX para a comunidade acadêmica, com o objetivo de auxiliar e encontrar estratégias para o fortalecimento de emoções mais saudáveis para superação da crise causada pela pandemia.

Confira o Relatório de Atendimentos março-junho.