A Junta Comercial do Estado Piauí (Jucepi) tranquiliza os empreendedores e informa que os serviços de abertura, alteração, extinção e certidões são realizados on-line e estão funcionando normalmente pelo portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br).

Segundo a presidente Alzenir Porto, os serviços estão garantidos. “Tomamos medidas preventivas para evitar a contaminação dos nossos clientes e funcionários. Como a Jucepi é 100% Digital não haverá prejuízo no andamento dos processos”, afirma a gestora.

Seguindo as recomendações preventivas do decreto estadual nº 18.884 contra o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Jucepi suspendeu o atendimento presencial pelo período de 15 dias e restringiu o acesso de terceiros à unidade sede, em Teresina. Neste período, o empreendedor deverá tirar suas dúvidas e receber orientações exclusivamente por meio do canal on-line Jucepi Responde, disponível no site www.jucepi.pi.gov.br, e pelo Call Center nos telefones (86) 3230-8800 e 3230-8810.

Portal Piauí Digital. Foto: Reprodução

O sistema on-line Piauí Digital funciona em tempo integral para o protocolo de processos. No caso de abertura de empresas, o procedimento pode ser realizado automaticamente pela ferramenta de registro automático. De janeiro à primeira quinzena de março deste ano, por exemplo, 808 empresas foram abertas automaticamente.

Para utilizar o registro automático, é preciso optar pelo instrumento padrão e preencher corretamente os dados no sistema Piauí Digital. Após o protocolo, em menos de dois minutos, o empreendedor recebe o registro da empresa e o número do CNPJ em qualquer horário e dia da semana, até mesmo em feriados e fins de semana, de onde estiver, pela internet.

Além da abertura, alteração e extinção de empresas, o Piauí Digital disponibiliza certidões, arquivamentos de interesse da empresa, registro de balanço, livros contábeis, verificação de autenticidade de documentos, dentre outros serviços on-line.