Servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) receberam, na manhã desta terça-feira (2), um café da manhã especial produzido pelos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras. A ação aconteceu em celebração à conclusão do curso de biscoitos e bolos caseiros, oportunizado para os apenados e, também, para divulgar o trabalho realizado na unidade penal.

Em Oeiras, os reeducandos trabalham diariamente na produção de pães, bolos, petas e biscoitos caseiros. Recentemente, os apenados finalizaram mais um curso de qualificação. De acordo com o gerente da unidade prisional, Carlos Eduardo, todos os cursos são ofertados com objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. “Estamos procurando dar sempre o nosso melhor para garantir mais oportunidade de trabalho. O nosso dever é oportunizar e acreditar na ressocialização dos detentos. Acredito que, através de cursos e da qualificação conseguimos reinserir os internos na nossa sociedade”, disse.

O deputado estadual, Dr. Hélio, também esteve presente e parabenizou pela ação desenvolvida nas unidades penais do Piauí. “O que nós vemos nas penitenciárias do nosso Estado são presos trabalhando, estudando e se qualificando. E isso é extremamente importante. Através de ações como essa, construímos um sistema penitenciário mais humanizado. Então, quero parabenizar pelo trabalho desenvolvido pela Sejus”, completou.

Para o secretário de Justiça, Carlos Edilson, oportunizar o trabalho para os apenados no sistema prisional é um dos papeis principais da atual gestão. “Ações como essa vai muito mais além de uma simples remição. O mais importante disso é a qualificação. E é nosso papel dar oportunidade para que o reeducando trabalhe, estude e se qualifique, para quando eles saírem do sistema prisional, possam conseguir um trabalho”, finalizou.