A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) criou uma comissão para executar um Plano de Ação na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e Instituto de Perinatologia (IPS), que integra o Complexo da MDER. O objetivo é solucionar os problemas estruturais de alguns setores, atendendo a orientação do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Ministério Público do Piauí (MP-PI).

Estiveram reunidos, nesta quinta-feira (26), data em que foi formada a comissão, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (Sugmac), Alderico Tavares; superintendente de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo; diretor da MDER, Francisco Macedo; diretor do HPM, tenente coronel Marcos Rogério e a diretora do Núcleo de Infraestrutura em Saúde (NIS), Jessica Galeno.

De acordo com o superintendente do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo, será realizada uma força tarefa. “Vamos alinhar as ações para beneficiar a toda a população que é beneficiada com os serviços da Maternidade e do Instituto”, explicou.

A Secretaria de Saúde está contratando empresa para fazer as correções nos danos provocados pelas chuvas na Maternidade e no Instituto. Segundo o superintendente de Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, será definido o cronograma da obra e feito todos os reparos. “Temos que nos antecipar ao período chuvoso e evitar novos danos para não prejudicar o atendimento ao público”, afirmou.

No IPS, houve a queda de um trecho do muro, de aproximadamente 35 metros de extensão, que separa o instituto do Hospital da Polícia Militar do Piauí. A empresa responsável pelas correções nas danificações ocasionadas pelas chuvas nas duas unidades hospitalares – Hospital da Polícia Militar (HPM) e Instituto de Perinatologia Social (IPS) – já esteve no local para iniciar a reparação.