A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem hoje estoque de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para abastecer toda a rede estadual pelos próximos 35 dias. Por meio da Comissão de Licitação (CPL) da Sesapi, está sendo preparado o Pregão Express para a compra de mais equipamentos, mantendo o almoxarifado com estoque de segurança garantido. Por causa da pandemia, o planejamento de compras é feito mês a mês.

Os Equipamentos de Proteção Individual comprados e distribuídos são máscaras N95; máscaras cirúrgicas triplas com elástico descartável; toucas; aventais impermeáveis e descartáveis; protetores faciais; álcool etílico e em gel; luvas para procedimentos cirúrgicos; toucas; propés e óculos de proteção.

De acordo com o diretor administrativo da Sesapi, Igor Cruz, o estoque da Secretaria tem sido suficiente para abastecer toda a rede. “Por dia, chegamos a distribuir 20 mil EPIs para os hospitais regionais e órgãos autorizados a receber”, contabiliza.

Além dos hospitais regionais do estado, também recebem EPIs os profissionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Secretaria de Fazenda, Sasc, Detran, Polícia Civil e Polícia Militar.

Segundo o secretário Florentino Neto, a população pode ficar tranquila pois há estoque suficiente para o trabalho de combate à Covid-19. “Temos um estoque de segurança no nosso almoxarifado. Os profissionais que estão na linha de frente dessa guerra têm à disposição os equipamentos para se protegerem na hora do trabalho. Eles podem trabalhar com segurança”, garante o gestor.