A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (17), capacitação com futuros secretários municipais de Saúde, de onze cidades piauienses, que assumirão a partir de primeiro de janeiro.

Na oportunidade foi apresentado aos futuros gestores como é realizado o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento foi executado pelo superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

“Apresentamos a eles como é o funcionamento do SUS em sua integralidade, com todas as estratégias para o fortalecimento da atenção básica. Também demonstramos as maneiras deles conseguirem recursos, para seus municípios, por meio de emendas e projetos, que ajudam a melhorar a gestão da pasta e os indicadores de saúde ”, destaca o superintendente.

Participaram da capacitação os futuros secretários dos municípios de Joaquim Pires, Hugo Napoleão, Barreiras, Nossa Senhora dos Remédios, Miguel Alves, Joaquim Pires, Juazeiro do Piauí, Monte Alegre, Cristino Castro, Massapê e Lagoa de São Francisco.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também participou do evento, realizado de forma on-line, e parabenizou os gestores. “A Sesapi está de portas abertas para fazer um trabalho integrado com cada secretário municipal de Saúde, de forma que possamos estar juntos, construindo um SUS ainda melhor para todos os piauienses”, enfatiza o gestor.

A Sesapi realizará, no mês de fevereiro de 2021, uma capacitação virtual estendida para todos os secretários municipais de Saúde, que tenham interesse em participar.