A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), realiza, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), o Seminário Estadual de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais.

O evento, promovido de forma online, tem como objetivo acolher os novos gestores municipais de Saúde; informar sobre a Política de Saúde do país e a organização e funcionamento do SUS.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve presente à abertura do evento e ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre as três esferas de poder para o fortalecimento do SUS.

“O que pode fortalecer o SUS é a nossa integração, que traz as respostas que a nossa sociedade precisa para uma política pública de saúde, cada vez mais capaz de dar assistência tecnicamente mais adequada e humanizada. Quero desejar uma boa gestão e colocar a Sesapi à disposição para parcerias em prol da população do Piauí”, disse o gestor.

O governador Wellington Dias enviou um vídeo de saudação aos novos gestores municipais de Saúde. Devido ao deslocamento para Brasília, onde tem uma agenda para tratar sobre a questão da vacina contra a Covid-19, o chefe do Executivo estadual não pode participar do evento.

“Eu quero saudar a cada um dos secretários de saúde e a todos responsáveis por este evento, agradecendo pelo importante trabalho, que cada um está concretizando, para que possamos seguir o regramento do Plano Nacional de Imunização. A expectativa é que até abril possamos alcançar 25% da população vacinada e, se Deus quiser, com isso salvar vidas”, ressaltou o governador.

Florentino Neto também destacou a importância do trabalho das secretarias municipais no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e lembrou da necessidade de se manter os dados de vacinação de cada município atualizados.

“Cada um aqui tem um papel primordial na batalha para vencermos esta pandemia. Com isso, quero lembrar do quão necessário é manter nosso sistema de dados sobre a vacinação sempre atualizado, tanto o oficial do Ministério da Saúde, como o implementado pela Sesapi, pois só com um trabalho de forma integrada poderemos entregar informações claras à nossa sociedade”, enfatizou o secretário.

Por meio das oficinas e mesas-redondas, realizadas nos dois dias, os novos gestores poderão ser orientados e informados sobre o modelo de gestão colegiada do SUS, as responsabilidades legais da gestão; aprofundar as orientações e o debate em relação à operacionalização de ações relativas a temas prioritários na gestão do SUS; e pactuar, quando necessário, agenda complementar para novas reuniões e oficinas de trabalho via web.