A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (2), um treinamento com fisioterapeutas dos hospitais estaduais para utilização dos respiradores comprados pelo Governo do Piauí que vieram da Turquia. Os equipamentos serão instalados nos hospitais regionais e são fundamentais para a montagem de leitos de UTI e de estabilização, essenciais para o tratamento de pacientes da Covid-19 que apresentarem complicações no seu quadro clínico.

“É de extrema importância passarmos por essa qualificação dos novos respiradores, pois eles apresentam novas tecnologias, mesmo sendo semelhantes aos que já utilizamos nos nossos hospitais”, ressalta Andrade Filho, fisioterapeuta do Hospital Getúlio Vargas, uma das unidades que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

Com a aquisição desses cem novos equipamentos, a Sesapi está ampliando os leitos de terapia intensiva do estado. “Os respiradores serão destinados a cidades polos que possuam hospitais estaduais e também hospitais municipais que têm forte atuação no atendimento da população. Por isso, estamos realizando o treinamento com os profissionais de fisioterapia, que atuam tanto nos hospitais da capital como do interior”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Até o momento, o Piauí já adquiriu 120 novos respiradores, sendo que 20 fazem parte de uma compra realizada no início do ano pela Sesapi, de um total de 80 equipamentos, quando o governo já buscava formas de ampliar sua capacidade de terapia intensiva e mais cem comprados na Turquia.