A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, nesta segunda-feira (22), o treinamento de equipes do Território Planície Litorânea, que irão atuar no programa Busca Ativa. A ação tem como objetivo ampliar a rede de combate à pandemia do novo coronavírus.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o reforço do programa nesta região vai ajudar na identificação de novos casos. “Estamos juntos com a Regional de Saúde de Parnaíba ofertando esta capacitação no Busca Ativa para identificarmos, o mais precocemente possível, os casos de coronavírus”, ressaltou o gestor.

O programa Busca Ativa implementado pela Gerência de Atenção Básica da Sesapi, já está atuando em 151 municípios piauienses. “Estamos estimulando este programa em todo o Piauí para abreviarmos, ao máximo possível, o tratamento. Essas equipes da região já estarão atuando a partir de quarta-feira”, explicou Florentino Neto.

O programa Busca Ativa é fruto de uma parceria entre Sesapi e Associação Piauiense de Municípios (APPM). O objetivo é identificar pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus no Estado. O trabalho ostensivo do Busca Ativa é realizado por meio das equipes do Programa Saúde da Família. “Foram disponibilizados mais de dois mil testes para a região litorânea e a Sesapi vai receber mais 50 mil testes, mais modernos, que permitem uma maior segurança na qualidade do diagnóstico”, anunciou o secretário.

O trabalho do programa Busca Ativa no Piauí foi reconhecido pela Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems) como o mais efetivo em comparação a todas as unidades da Federação que implementaram o Guia do Mediador.