O secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou, nesse domingo (21), a Regional de Saúde de Parnaíba para implementar o programa Busca Ativa na região. Serão criadas cinco equipes com técnicos de saúde que irão realizar a pesquisa nas residências da cidade. Os profissionais passarão por treinamento, nesta segunda-feira (22), e na quarta-feira (24) iniciarão as atividades, estando paramentados com EPIs e identificados devidamente.

O programa Busca Ativa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que busca identificar casos da Covid-19 que estejam assintomáticos ou não identificados ainda, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso. A ação, além de promover um melhor controle da doença no território, também permite a tomada de ações mais rápida do Estado.

“O Busca Ativa é um programa que estamos incentivando em todo o território do Piauí para que possamos identificar precocemente os casos da Covid-19 e que estamos reforçando aqui em Parnaíba, para termos uma melhor resposta para o avanço da doença na região e dessa forma salvar mais vidas”, destacou Florentino Neto.

O reforço ao Busca Ativa em Parnaíba é uma das respostas da Sesapi ao avanço da doença na região. Entre outras ações estão o aumento do número de leitos de UTI no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda) e a reabertura de mais uma unidade de saúde, a Pro Médica, exclusivamente para o tratamento dos casos da Covid-19.

“Parnaíba é a segunda cidade do estado em número de casos e óbitos, isso gera preocupação para a secretaria e por isso nós ampliamos o número de leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 em Parnaíba, além de aumentar em 25 o número de leitos de UTI do Heda”, destacou o secretário da Saúde.

Nesse domingo, a região da planície litorânea recebeu 2.000 testes rápidos para ajudar na detecção da doença. O Estado do Piauí tem a previsão de receber mais 50 mil testes, além de incorporar testes mais modernos, para ajudar na detecção mais precoce da doença.

Florentino Neto destacou ainda que essas são apenas algumas das ações que o Estado vem fazendo para enfrentar a doença, mas reforçou que todo o trabalho desenvolvido é voltado para garantir a saúde da população e as condições adequadas para uma retomada gradual e técnica da vida das pessoas .

“Sabemos que já tivemos perdas e por isso nos solidarizamos com cada cidadão que está enfrentando o luto por causa da Covid-19, mas queremos dizer que esse é um momento de responsabilidade pública, seja dos gestores que precisam tomar ações para proteger a população ou do próprio indivíduo, que deve seguir as orientações dos órgãos de saúde, seja pelo uso da máscara, higiene das mãos, entre outras medidas que nos ajudarão a passar por esse momento”, disse o gestor.