A empresa Piauí Conectado instalou uma estrutura de proteção contra sol nas quatro principais agências da Caixa Econômica Federal de Teresina com o intuito de minimizar os riscos de contaminação e levar o mínimo de conforto aos piauienses que enfrentam as extensas filas para receber o auxílio financeiro emergencial do Governo Federal. A iniciativa contou com a parceria das empresas Nova Ceasa, Águas de Teresina e de órgãos públicos municipais e estaduais. A partir desta quarta-feira (6), a população que se dirigir às agências contará com tendas de sombreamento, grades que garantirão a distância de segurança recomendada pelas autoridades de saúde e receberão máscaras de proteção.

A ação é fruto do Projeto Parcerias e Solidariedade, executado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) e pelas empresas de parcerias público-privada (PPP), que visa promover iniciativas que beneficiem a população neste período de pandemia.

O governador Wellington Dias comemora a iniciativa e parabeniza o projeto, pois, segundo ele, o mês de maio começou com o desafio de controlar o grande fluxo de pessoas na rede bancária, para o recebimento do auxílio financeiro emergencial. “O problema é a aglomeração, muitas vezes com grande risco de contaminação. Agradeço às empresas que são parcerias na parceria público-privada do Piauí. Destaco a Ceasa, a Águas de Teresina, que trabalha também com desinfecção, e também, de modo especial, a Piauí Conectado, que coloca essa novidade para que na frente das agências possa ter a organização das pessoas, livres de chuva, livres do sol e, com isso, poder não só ter um atendimento com dignidade, mas também com menos risco de contaminação por Coronavírus. Parabéns, com agradecimento aos parceiros da área de PPP por esse lado da humanização no Piauí”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

A estrutura está montada nas agências mais visitadas, são elas: Parque Piauí, Barão de Gurguéia, Dirceu Arcoverde I e Avenida Presidente Kennedy.

Para o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a preocupação maior é garantir a segurança dos piauienses. “Ficamos felizes em colaborar de alguma forma para que a população do Piauí esteja o mais segura possível. Após analisarmos a situação preocupante da lotação nas agências neste período, encontramos esta solução das tendas. Como eles têm a necessidade de se dirigir ao local, que seja ao menos com segurança e o mínimo de conforto”, diz.

A estrutura instalada pela Piauí Conectado ficará nas agências até o dia 7 de julho, data prevista do encerramento do pagamento do auxílio. A Águas de Teresina vai disponibilizar a limpeza e desinfecção diária da área. A Nova Ceasa e a rede Infra Women Brazil irão doar mais de mil máscaras. A Polícia Militar e a Guarda Municipal darão suporte na segurança, garantindo a organização das filas, e a Strans cuidará da organização do trânsito no entorno das agências, algumas ruas próximas estão sendo parcialmente interditadas para abrigarem as tendas e pessoas em uma distância segura.

A superintendente da Suparc, Viviane Moura, explica a importância do projeto e da unidade das PPPs nas iniciativas de combate ao Coronavírus. “Queremos, com essa ação, dar o mínimo de conforto às pessoas que têm que sair de casa e minimizar os riscos, em razão da obediência das regras de distanciamento e uso das máscaras. Esse projeto tem um alcance muito grande no sentido de tentar minimizar e mitigar o perigo de contágio e evitar aglomeração, para que as pessoas que precisam sair de casa, tenham o mínimo de segurança. E a gente que fica em casa também tenha a segurança de que elas estando seguras, nós também estaremos”, frisa.