A taxa de ocupação de UTIs no Piauí atingiu a marca de 72%, nesta terça-feira (29), na capital e de 86,5% no interior. No momento, há 82 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes de Covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas. O Estado possui 365 leitos ativos de UTI, 821 leitos clínicos e 73 leitos de estabilização à disposição dos pacientes infectados pela Sars Cov 2.

“A caminhada foi árdua até aqui e o trabalho não para. É importante ressaltar que esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo, dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, mantendo as mãos higienizadas e evitando aglomerações. Esses cuidados devem ser reforçados diariamente”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A maior capacidade de atendimento dos casos graves de Covid-19 também se reflete em outro índice importante. O Piauí tem a sexta menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Nordeste. No Brasil, o Piauí ocupa a oitava posição entre os estados com menor percentual de óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás do Maranhão, Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Acre. O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).