O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. São cerca de 30 milhões de brasileiras tocando seu próprio negócio. Com conhecimento e as ferramentas certas, muitas mulheres conseguem atingir o sucesso. Para orientar e desenvolver o espírito empreendedor feminino, a Junior Achievement (JA Piauí) contou com o apoio da Piauí Conectado na realização da primeira edição do Programa Mulheres Empreendedoras na comunidade do Quilombo Mimbó, localizada no município de Amarante, que foi realizada entre os dias 09 e 13 de maio.

Cerca de 30 mulheres da comunidade vivenciaram cinco dias de aprendizagem teórica e prática com “passo a passo” dos principais métodos para abrir um empreendimento. Charlene Queiroz, coordenadora de projetos sociais da Piauí Conectado, destaca a importância da iniciativa e ressalta que a força da mulher empreendedora está em evidência.

“A mulher tem uma força extraordinária, sensibilidade e determinação que fazem toda a diferença quando o assunto é empreendedorismo. Com essa capacitação, as empreendedoras do Mimbó ficarão mais preparadas e dinâmicas, capazes de montar e gerir seus negócios com mais segurança e rentabilidade”, afirma a coordenadora.

O programa ensinou às participantes sobre as perspectivas do mundo dos negócios, considerando temas como o planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado.

A aluna Fernanda da Costa relata como o conteúdo está ajudando em suas atividades cotidianas. “As aulas do programa foram muito descontraídas e fáceis de compreender. O conteúdo foi muito bem aproveitado e podemos levar os ensinamentos para coisas do dia a dia, como fazer o planejamento das despesas de casa e a economia pessoal. Estou surpresa com o resultado e ansiosa para dar início ao meu plano de negócios”, declara a aluna.

De acordo com Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da comunidade, as alunas participaram do curso em casa, com acesso à internet gratuita implantada pela Piauí Conectado no Quilombo. “A nossa expectativa é o conhecimento, ter essa orientação de como criar e manter um negócio no mundo digital. Somos gratas à Piauí Conectado e à Junior Achievement pelo apoio”, destaca.

O Programa

Mulheres Empreendedoras é um programa da JA Piauí em parceria com instituições que buscam desenvolver e implementar o espírito empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social, orientando-as no mundo dos negócios, a fim de promover seu benefício próprio e o da comunidade.

O conteúdo programático inclui: introdução ao empreendedorismo, orçamento familiar, análise de produto, plano de negócios, mapa de vida, usando o crédito com sabedoria, trabalho em equipe, comunicação efetiva, poupança, passos para realizar uma venda, orçamento para o negócio, presente da alegria e desenvolvimento de fornecedores.

A JA Piauí

A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras do empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho, em todo o mundo. Estimulamos e desenvolvemos pessoas por meio do método “aprender-fazendo”, gerando caminhos para que jovens e adultos estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada.

Piauí Conectado

A Piauí Conectado é a primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil. O trabalho desenvolvido pela PPP está promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à internet por meio da construção de uma ampla e segura rede de internet fibra óptica que vai beneficiar todos os 224 municípios do estado