Na manhã desta sexta-feira (20), a vice-governadora Regina Sousa fez a entrega de equipamentos diversos para a Unidade Escolar Gabriel Ferreira. Localizada no bairro Vermelha, zona sul de Teresina, a escola funcionou como Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais) durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 em Teresina. Com capacidade para acolher até 70 pessoas, o espaço foi adaptado para receber pacientes com sintomas leves da doença encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas.

“Hoje, estamos desenvolvendo essa ação, que é resultante de outra feita em conjunto com a Fundação Itaú. Depois de completo o tempo de funcionamento do Cais, o centro foi desativado e o equipamento distribuído entre entidades que fazem trabalho filantrópico. A escola Gabriel Ferreira vai ficar com toda a parte tecnológica, além da reforma que foi feita. Tudo isso fica de benefício para a escola”, disse Regina Sousa.

O Cais fez parte de uma iniciativa do projeto Todos pela Saúde, lançado pelo Itaú Unibanco e realizado no Piauí com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A escola foi um dos oito centros de acolhimento abertos no país.

 

A iniciativa deixou um legado com as adaptações feitas no espaço. “Toda a reforma está sendo aproveitada por alunos e colaboradores. Foram criados novos ambientes e câmeras foram implantadas para uma maior segurança. Agora estamos com uma escola belíssima para receber nossos alunos”, destaca Ana Maria, diretora da U. E. Gabriel Ferreira.

A U. E. Gabriel Ferreira atende a 662 alunos de Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Por meio do ensino híbrido, 49 alunos do 3º ano e a etapa correspondente da EJA estão assistindo aulas presenciais. Todos os alunos recebem cadernos de simulados, kit alimentação, além de atividades impressas para quem não tem acesso à internet.