O Departamento de Línguas (DL) da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex) realizou uma cerimônia de lançamento do novo edital para cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento aconteceu no auditório do Nead, no campus Poeta Torquato Neto, na manhã dessa segunda-feira (6/02),  e contou com a presença da Administração Superior da Universidade.

Departamento de Línguas lança novo edital

As inscrições iniciam dia 13 de fevereiro e seguem até o dia 24 deste mês. No total, o edital contempla 1.130 vagas com aulas presenciais e/ou virtuais conforme a modalidade do curso. Podem se inscrever nas vagas ofertadas estudantes, docentes e outros membros da comunidade acadêmica e também externa. As aulas estão previstas para começarem no dia quatro de março. Os encontros serão de acordo com cada curso, conforme dias e horários.

Segundo o professor Josinaldo Oliveira, diretor do DL, o edital possibilita que a Universidade ofereça mais capacitações com finalidades acadêmicas e científicas através da prática de idiomas, facilitando ainda mais a vida daqueles que desejam se capacitar em uma língua estrangeira.

“Esta é uma ação de fluxo contínuo, reforçamos que é de suma importância que as pessoas tenham acesso a um curso de idiomas completo, de forma gratuita, com materiais, acompanhamento pedagógico e metodologias a um custo mais acessível do que outros cursos ofertados no mercado”, destaca o professor.

Cabe informar que cada modalidade de ingresso possui critérios e requisitos específicos, por isso é imprescindível que os candidatos confiram o edital antes da inscrição.

A pró-reitora da Prex, Profa. Ivoneide Pereira, pondera que as vagas ofertadas são uma oportunidade significativa de qualificação e incentivo para inclusão. “Os cursos são ofertados para nossa comunidade ‘uespiana’ e uma parte para o público externo. Estamos constantemente pensando em levar nossas ações extensionistas  à comunidade externa como uma forma de levar mais capacitação em áreas específicas, mas sobretudo com relevância social e inclusiva”, ressalta a professora.

Administração Superior, discentes e técnicos acompanharam no NEAD e pelo Youtube

A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade, prof. Dr. Evandro Alberto, que destacou a importância das capacitações na promoção da qualidade de ensino e o aprimoramento de novos profissionais capacitados pela Uespi.

“A abertura destas vagas reforça o compromisso da nossa Universidade em garantir o acesso ao aprendizado de Libras e outras línguas, como forma de ampliar as capacidades comunicacionais dos estudantes, levando a eles novos conhecimentos e habilidades de comunicação. Transmitindo novas exigências do mercado como forma de promover o aprimoramento do conhecimento profissional”, destaca o reitor.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, no site da Uespi, as etapas do processo seletivo.

Idiomas disponíveis:

Espanhol: 08 cursos (04 modalidade virtual, 04 modalidade presencial)

Francês: 08 cursos (04 modalidade virtual, 04 modalidade presencial)

Inglês: 08 cursos (04 modalidade virtual, 04 modalidade presencial)

Libras: 06 cursos (03 modalidade virtual, 03 modalidade presencial)

Português: 09 cursos (04 modalidade virtual, 05 modalidade presencial)

Como se inscrever

Confira o edital completo SEI_GOV-PI – 6547326 – Edital Cursos de Línguas.

TERMO-DE-AUTORIZACAO-DE-IMAGEM-DL-PREX-UESPI-1

O resultado dos classificados aptos a fazer os cursos: 01/03/2023