A Empresa Jurídica Júnior de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, promove o I Simpósio de Direito das Famílias: atualidades e inovações, entre os dias 08 e 10 de dezembro, no canal do YouTube da Conectjus.

 

Em alusão ao dia Nacional da Família e, também, da Justiça (8), a programação do evento conta com uma série de palestras e painéis com a participação de professores, pesquisadores e profissionais da área do Piauí e de várias regiões do Brasil.

O Simpósio traz à tona atualidades e inovações sobre o rito nas ações de família; aspectos polêmicos e atuais do processo eletrônico; a guarda no seu contexto teórico e prático; a proteção dos filhos nas dissoluções afetivas; a partilha de bens e efeitos sucessórios no poliamor; responsabilidade civil pelo tratamento de dados de crianças e adolescentes; parentalidade com um “touch” de amor; os métodos de conciliação de conflitos extrajudiciais em tempos de pandemia e a importância da comunicação não violenta; o direito à indenização nas relações de família.

De acordo com a presidente da Empresa Jurídica Júnior, Isabelly Machado, o evento foi planejado para revisitar a temática sob a perspectiva pós-moderna e atual do século XXI, além de inovar frente ao eixo temático e evoluir no discurso, estudo e pensamento.

“O Direito das Famílias vem mudando muito e isso é um reflexo da complexidade das definições de família hoje em dia, além de maior liberdade nas decisões dos tribunais, que geram jurisprudências mais justas e menos conservadoras/patriarcais. O evento busca justamente o estudo desses novos temas e sob a perspectiva de um direito das famílias mais inovador e atual, condizente com as novas definições de família no século XXI, que busca desapegar ao máximo da ideia de que família é pai, mãe e filhos, até porque essa definição de família não é majoritária no Brasil”, ressalta.

Inscrições

Gratuito e com certificado de 12h, as inscrições estão abertas até o dia 05 de dezembro no site do Simpósio.

O evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB/PI).

Para mais informações siga a CONECJUS no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube.

Confira a programação completa: