O Trabalho Voluntário é uma ação solidária e benéfica para toda a sociedade, sem retornos de fins lucrativos. No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, e para celebrar esta data, a Universidade Estadual do Piauí relembra algumas ações voluntárias que foram desenvolvidas durante este ano.

Ações Solidárias

Projeto social Reforço de Luz

Em Parnaíba, professores e alunos da Uespi auxiliam no projeto social Reforço de Luz, da Instituição Luz da Esperança. O programa oferece reforço escolar gratuito e online para alunos das turmas de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental, da rede Municipal de Educação. Os voluntários da ação auxiliam as crianças no processo de alfabetização e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de prestar assistência psicológica e emocional.

 

O professor Dario Calçada, participante da proposta, conta que todas as atividades realizadas pela instituição Luz da Esperança são feitas exclusivamente por voluntários. “Pessoas que se colocam à disposição de fazer a diferença de modo positivo nas vidas das pessoas. Os voluntários são a alma e o coração do Luz da Esperança. A alegria de servir é sempre cativante. Um dos lemas do Luz (como chamamos) é que: Não se pode ser feliz sem fazer os outros felizes”, disse o docente.

Projeto Educação em saúde na qualidade de vida dos garis no município de Floriano

Estudantes do curso de Enfermagem, em Floriano, idealizaram o projeto que atende e leva informações sobre prevenção, saúde e autoestima aos garis da cidade. A ação durou três meses e beneficiou significativamente os trabalhadores do município. “Nós finalizamos o projeto no mês de novembro, concluímos com palestras sobre o Novembro Azul, Outubro Rosa e discutimos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Tivemos um resultado positivo em relação as informações repassadas, pois foi possível orientar e sanar as dúvidas”, relatou a voluntária do projeto, Iara Maria.

Entrega de brindes para os profissionais em Floriano

 

Aulas Voluntárias Para o Enem

Com o objetivo de ajudar pessoas que estudam para a prova do Enem, alunos e egressos da Uespi criaram o Projeto Aulas Voluntárias Para o Enem. Estudantes do Piauí e de outros estados foram beneficiados com o suporte dos voluntários. Segundo Natanael Soares, discente do curso de História da Uespi e participante do projeto, as aulas voluntárias servem de apoio para os alunos, pois muitos não tem como pagar um curso de pré-vestibular ou aulas extras, principalmente alunos de escola pública.

Alunos durante uma aula online do projeto

 

“Quem adquire conhecimento, tem que passar esse conhecimento, não só pensando em ser remunerado. Como estudante de licenciatura e futuro professor, ser voluntário para mim é um dever que devemos ter para com a sociedade”, relatou Natanael. Os voluntários ainda farão revisões interdisciplinares neste mês e em janeiro 2021, para finalizar o projeto.

Projeto de extensão “Conte para Alguém: histórias para ouvir em casa”

No campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, professores e alunos desenvolvem um projeto para a família durante esse período de isolamento social. A proposta visa contar histórias e também desenvolver atividades lúdicas, no contexto do isolamento, não apenas para ajudar a ‘distrair’ crianças (e adultos), mas para contribuir com um clima saudável no interior das casas. Para finalizar o ano, o projeto lançará a última história próximo ao dia do Natal (25).

Os projetos voluntários relatados acima, evidenciam a solidariedade da comunidade acadêmica para com o sociedade em todos os aspectos. “O voluntariado é uma ação de extrema importância para a sociedade. O trabalho voluntário é uma forma de se envolver em ações beneficente, o importante é reconhecer e destacar ações das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade”, finalizou a Pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da UESPI.