Com o objetivo de manter o contato com os alunos e a comunidade, o Projeto Uespi Odonto realizará encontros virtuais para discussão de assuntos voltados para a saúde bucal. O programa atua desde 2012 em parceria com o Projeto Social da Diocese de Parnaíba. A primeira palestra será no dia 25 de março por meio do Google Meet.

Durante a pandemia, devido a impossibilidades de encontros presenciais, os integrantes do projeto irão realizar encontros virtuais para qualificação dos alunos. Após isso, os estudantes irão popularizar esses ensinamentos por meio da produção de material impresso e virtual para envio aos pais, professores e crianças.

A responsável pelo Uespi Odonto, professora Ângela Ferraz, afirma que foram escolhidos temas importantes e que geram mais dúvidas no âmbito social.

“A primeira palestra deste ciclo será sobre o caráter multifatorial, doença cárie, e será ministrada pelo egresso Robson Sousa, hoje doutorando em Cariologia da Unicamp. Os temas que iremos discutir serão sobre cárie, trauma dentário, avulsão dentária, alimentação saudável e higiene oral”, explica a docente.

O egresso da Uespi Robson Sousa será o primeiro convidado para as discussões sobre “Princípios Básicos da Cariologia”. Ele participou da primeira turma do projeto Uespi Odonto e aponta que as atividades realizadas acrescentam tanto para a comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes do curso.

“Como egresso da Odontologia (Uespi), é um grande prazer retornar depois de alguns anos e poder repassar aos alunos do curso que participam do Projeto de Extensão Uespi Odonto, parte do conhecimento que tenho adquirido sobre cárie dentária durante a pós-graduação. O projeto proporciona até hoje orientação, assistência e atividades de saúde bucal para crianças de Parnaíba. As atividades realizadas nesse projeto foram muito importantes para mim, pois foram os primeiros contatos com atividades de saúde coletiva. Essas experiências ajudaram a formar meu caráter como profissional e de todos os alunos que participaram”, ressalta o dentista.

palestra será próxima quinta-feira (25), às 18h30, e é aberta à comunidade.

Confira o Instagram do projeto para mais informações.

Uespi Odonto

O projeto Uespi Odonto atua com a promoção da saúde bucal para crianças, de 2 a 12 anos, assistidas nas creches do Projeto Social da Diocese de Parnaíba. Está em atividade desde 2012, com ênfase na prevenção da doença cárie, além do encaminhamento das necessidades encontradas para atendimento na Clínica Escola de Odontologia da Uespi.

O projeto é orientado pela professora Ângela Ferraz e tem a colaboração de acadêmicos do curso de Odontologia.

A extensão permite, além de modificar realidades quanto à diminuição do índice de referência de cárie, a execução de forma prática do exercício da odontologia, destacando o papel acadêmico na integração entre sociedade e universidade, demonstrando, assim, o papel da Uespi no desenvolvimento da região.

Conheça mais sobre o projeto.