Nesta segunda-feira (05), às 17h, o projeto “Temas em Extensão”  organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex), irá abordar sobre o tema: O que ainda preciso saber sobre autismo, em uma live no canal Uespioficial, no Youtube. A discussão será sobre o Transtorno do Espectro Autismo (TEA), mediada pela professora Edilma Mendes, do curso de Pedagogia, da cidade de Corrente, e terá a participação da professora do curso de Pedagogia e pró-reitora de extensão, Eliane Pierote, e a terapeuta e mestre em neurociência, Poliana Martins.

 

Experiência de uma mãe

O projeto convidou Poliana Martins, mãe de uma criança autista e que cuida do seu filho que tem altas habilidades, em diferentes áreas para falar sobre sua experiência. Segundo a pró-reitora Eliene Pierote, a ideia é abordar sobre o que os professores ainda não sabem como trabalhar com o autismo, trazendo uma experiência de dentro de casa. “A principal função da extensão é conectar as universidades com as comunidades em que estão inseridas, desenvolvendo projetos que as beneficie diretamente, trazendo um ganho real, tanto para o aluno, quanto para a sociedade. Então, os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universidades para além da sala de aula, ou seja, articulação da prática, do conhecimento científico, do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade, onde a universidade se insere, integrando, transformando a realidade”, disse.

A professora Edilma Mendes reforça que a live vai focar sobre o que pais e professores podem fazer para trabalhar com crianças com autismo, e por isso traz o relato de experiência da terapeuta Poliana.

O projeto de extensão busca ampliar  a discussão sobre diversos temas, que partem das necessidades da comunidade, principalmente aqueles que afetam diretamente professores e alunos, consolidado à dissociabilidade entre, ensino, pesquisa e extensão.