Na manhã desta terça-feira (03), a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), juntamente com a equipe da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), se reuniu com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para formalizar o primeiro Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE-PI).

O gabinete é uma instância de diálogo e cooperação entre o setor público e a sociedade civil envolvidos na política pública educacional, com o intuito de estimular ações articuladas e pactuadas para a garantia do direito à educação, com atuação capaz de induzir decisões ágeis e eficazes no enfrentamento aos desafios da área.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, se diz esperançoso pelo projeto e avalia a reunião como um momento importante para a educação do Piauí, visto o trabalho constante da Uespi, Uapi   Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na promoção de avanços institucionais.

“Saio aqui hoje muito satisfeito, pois o Tribunal busca o acompanhamento de políticas públicas eficientes e percebo o comprometimento das instituições presentes. Nossa missão é ser parceiro dessa construção e, por essa razão,  anunciamos o primeiro GAEPE do nosso estado. Esse gabinete reúne integrantes da comunidade educacional, onde iremos juntar os poderes constituídos, os gestores, controle social e sindicatos. Todos com o mesmo propósito: resolver as questões pertinentes da educação”.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, conta que o momento serviu para tratar de parcerias e convênios com o Tribunal de Contas do Estado. “Estamos cada vez mais fortalecendo a relação entre as instituições. A Uespi tem muito a oferecer, assim como, também, dar respostas a determinadas demandas que são também do Tribunal de Contas. A intenção é que a gente possa fazer cooperação, convênios, além de contribuir com o GAEPE e outras funções que tratam sobre a educação do Piauí”, finaliza.