A Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) realiza curso de Letramento Digital na Terceira Idade nesta sexta-feira (6). O encontro on-line será transmitido no YouTube, às 14h30 e conta com a participação de professores da UESPI e de outras instituições parceiras, que serão responsáveis por ajudar a compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.

O curso de Letramento Digital faz parte de um conjunto de atividades realizadas pela UNATI que buscam continuar mantendo os idosos em interação com o colegas, além de promover atividades benéficas para a saúde deles. Toda semana os alunos têm a oportunidade de interagir, praticar educação física, dança, falar sobre auto estima e o isolamento social, entre outras atividades recreativas.

Tecnologia: novos hábitos na vida dos idosos

A assistente social do SESC, Fátima Teles, afirma que há um novo olhar no perfil dos idosos, eles agora sentem a importância da tecnologia. Através dela aprenderam novos hábitos e novas rotinas, eles podem interagir com os familiares e amigos através de mensagens de textos, chamadas por vídeos, e através das redes sociais.

“Nesse período de pandemia o maior desafio dessa atuação é a inclusão digital e o acesso às ferramentas como redes sociais e aplicativos. Esse desafio continua devido às limitações de conhecimentos em lidar com essas tecnologias. Mas mesmo assim, as ações que estamos realizando têm sido fundamentais para manter os idosos ativos, seguros dentro de suas residências e informados, diminuindo os efeitos do isolamento social. Mesmo os idosos mais resistentes estão aderindo à tecnologia e às redes sociais como forma de conhecer o mundo lá fora”, destaca.

Maria José é professora da UNATI/UESPI, ela pontua que a importância da realização desse curso para os alunos da UNATI, principalmente nesse contexto de pandemia, a atividade se destaca por três pontos chaves: “A importância devido a necessidade de utilização pela presença da tecnologia em praticamente todas as atividades do nosso dia a dia (usar um eletrodoméstico, assistir TV, usar um telefone, realizar um saque, fazer um pagamento), algo que não tem volta. A necessidade de inclusão familiar e social, buscando evitar a solidão e o isolamento. E algo extremamente importante que é pela necessidade de conhecimento para sua segurança pessoal e familiar e de boas práticas no uso da tecnologia. Certamente a utilização de tecnologia contribuí para autoestima e aprendizagem continua do idoso, logicamente respeitando-se suas limitações e habilidades”, explica.

Programação

Estarão participando da discussão as professoras Maria José, Luciene Sobrinha, Fátima Teles mediadas pela professora Sammara Jericó. O encontro busca ensinar de forma simples e clara a importância do Letramento Digital e o uso da tecnologia de forma responsável e prática.

A palestra on-line acontece nessa sexta-feira (6), às 14:30, no canal do YouTube da UNATI.