A Administração Superior da Uespi recebeu na manhã desta segunda-feira (3) a superintendente da Educação Superior da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), Viviane Carvalhedo. O objetivo foi discutir sobre a implantação de novos cursos e especializações na Universidade Aberta do Piauí (Uapi), que atua na oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizam aparato tecnológico de informação e comunicação.

Atualmente, a Uapi oferece somente o curso de graduação em Administração, mas na reunião de desta segunda ficaram acordados entre os gestores a criação de novos cursos de Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e uma pós-graduação em Gestão Hoteleira.

Reunião trata sobre expansão da Uapi com novos cursos

O reitor da Uespi, prof. dr. Evandro Alberto, afirma que esta é apenas uma das várias iniciativas para a expansão da Uapi no estado. “Há um desejo muito grande do Governo do Piauí de ampliar os cursos da Uapi e aqui, juntos, estão Uepi e Seduc para fazer acontecer”.

De acordo com a superintendente Viviane Carvalhedo, o planejamento das novas ofertas dos cursos já está finalizado e autorizado pela Fapepi e Seduc. “Além dos cursos apresentados pelo reitor, ainda este ano, teremos novas ofertas. Então, a população pode se preparar para receber mais fomento ao ensino!”, aponta.

A profª. msc. Ana Angélica Fonseca Costa, coordenadora-geral da Uapi, acrescenta que esta é mais uma ação da Uespi/Uapi para a popularização da educação para que todos possam ter acesso. “A Uapi está crescendo com a oferta de cursos de pós-graduação para a população piauiense. Estamos na tratativa e logo deveremos lançar novos cursos”.

Na ocasião, estiveram reunidos representantes da Seduc e Administração Superior da Uespi

Uapi na Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Educação a Distância – NEAD, é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da Uapi e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A Universidade Aberta do Piauí (Uapi), criada por meio de Decreto nº 16.933 de 16 de dezembro de 2016 e, posteriormente, pela Lei Nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021, é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.