“Uma frase do meu aluno do 3º ano, João Guilherme, ficou dias ecoando em minha mente: ’Professora, por que nós só falamos em suicídio e valorização da vida em setembro, se todos os dias as pessoas estão sofrendo? Por que não falar desse assunto o ano inteiro e ajudar o máximo de pessoas possíveis?’”, disse Marluce Amarante, professora de Química e de Componente Eletivo (Iniciação Científica). Com a proposta de acolher os alunos e incentivar a valorização da vida, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moaci Madeira Campos deu início à produção de uma revista que tem como tema “Seja um guarda-chuva na vida de alguém”.

“Durante as aulas de componente eletivo, resolvemos criar algumas revistas em quadrinhos sobre diversos temas. Um dos nossos alunos sugeriu a criação de uma história sobre Valorização da Vida, abordando uma linguagem que os jovens se sentissem motivados a estarem discutindo um tema bastante pertinente”, destaca Marluce.

De acordo com a professora, os estudantes Maria Fernanda  (3º ano B) e João Ítalo (3º B) deram início as ilustrações que fizeram pensar em como poderiam ajudar muitas pessoas. “Daí, surgiu a ideia de fazer uma revista com o tema Seja um guarda-chuva na vida de alguém. A função do guarda chuva é proteger, ajudar as pessoas a não se molharem. E, para muitos dos nossos alunos, o ambiente escolar é esse guarda-chuva, onde eles encontram um espaço para falar sobre seus problemas e coragem para pedir ajuda diante das suas dificuldades”, garantiu.

 

A coordenadora pedagógica do Ceti, Verbena Roque, explica que as escolas de tempo integral trabalham as disciplinas eletivas com o objetivo de diversificar, aprofundar e enriquecer conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. “Assim, os projetos interdisciplinares da escola recebem suporte por meio das eletivas, que, neste semestre abordam o projeto central Valorização da vida – os impactos das redes sociais, com oficinas de teatro, dança, iniciação científica, esporte, acompanhamento pedagógico de português e matemática”, destaca. A revista será produzida em formato digital para alcançar o maior número de alunos possível.

A ação faz parte da implementação do Novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos fazem parte da nova configuração do Ensino Médio, que terá uma carga horária total de 3 mil horas nos três anos, sendo 1.200 dedicadas aos itinerários. Os estudantes terão a oportunidade de escolher algumas das áreas disponíveis para cursar suas trilhas de conhecimento e cada escola fará a escolha dessa oferta de acordo com suas realidades.