Em meio à pandemia do coronavírus, as visitas no sistema prisional do Piauí foram suspensas desde o mês de março. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) inovou e implantou a visita virtual. A ferramenta já é uma realidade e estará disponível em todas as unidades penais do estado. A medida já é utilizada em 16 das 17 unidades penais do Piauí. Todos os reeducandos usarão a ferramenta para se comunicarem com os seus entes.

A Sejus usou a tecnologia para otimizar as visitas aos presos do Piauí, bem como uma maneira de aproximar detentos e familiares neste período de isolamento social, além de evitar tensões dentro das unidades penais. O instrumento possibilitou diversos encontros que, até então, eram impossibilitados por questões de mobilidade ou até mesmo financeira.

É o caso da reeducanda Maria da Guia, custodiada na Penitenciária Feminina de Teresina. Os familiares dela, residentes em Bom Jesus, distante cerca de 620 km da capital, passam, às vezes, quase seis meses para a visitarem. Para ela, a visita virtual foi muito importante, por que ela agora pode ter contato com as pessoas da família em uma frequência maior, por meio da videochamada.

 

“Essa ferramenta me fez sentir feliz. Pude ver as pessoas que jamais imaginaria de ver, pois não podiam vir até aqui. Graças a Deus, foi muito bom! Vi todos meus filhos, meus netos, minhas noras. Agradeço por tudo”, disse a interna, emocionada, após o contato com familiares.

Segundo a assistente social da Sejus Alyne Fonseca, a ferramenta possibilitou que os reeducandos pudessem aliviar a saudade e amenizar a preocupação, tanto dos familiares quanto dos próprios internos.

A assistente social Teresinha Lustosa completa que foi um avanço e uma forma humanizada de tratar os internos e estreitar os laços familiares neste momento.

O reeducando Erasmo Júnior, custodiado na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, aprovou a ideia e diz ter se sentido mais calmo ao ter visto sua família.

“Eu achei muito importante, porque, apesar de a gente não ter a presença física da nossa família, nós falamos ao vivo com eles e isso conforta mais o nosso coração” disse o interno.


Para o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, a inovação da Sejus é benéfica para todos os envolvidos: Estado, reeducandos e familiares.

“Com um computador e uma webcam, estamos proporcionando momentos de alívio e conforto para os reeducandos e familiares. Isso, com certeza, reflete dentro dos pavilhões das unidades e lá fora, com os familiares tranquilos após verem seus parentes. Estamos fazendo de tudo para manter a ordem nas unidades e, também, proteger tanto a população carcerária quanto nossos servidores”, comentou o gestor.

As visitas sociais, entrada de advogados e defensores públicos – e outras atividades externas – estão suspensas no sistema prisional do Piauí, como forma de prevenção ao coronavírus. O Piauí segue sem casos registrados da Covid-19 no sistema prisional.