Com a finalidade de discutir sobre o projeto Jovem de Futuro, programa que contribui para a garantia da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, o Instituto Unibanco realiza, nesta quarta-feira (30), às 16h, o webinário “Implementação de programas educacionais: a experiência do Jovem de Futuro”.

O evento será on-line, transmitido pelo canal no YouTube do Instituto Unibanco, e terá a participação de grandes especialistas para se aprofundarem no tema por meio das perspectivas de sustentação e impacto positivo do projeto na educação de tantas pessoas.

Para acessar o canal no YouTube do Instituto Unibanco, clique no link a seguir: https://bit.ly/2UdWrt6

Com palestra de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o debate conta com a participação de Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Rogers Vasconcelos Mendes, secretário executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE). Além disso, o evento contará com a mediação de Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Na oportunidade, será lançado o livro “Gestão na Educação em Larga Escala: Jovem de Futuro – de projeto piloto em escolas para uma política de rede pública”. A publicação traz a história da iniciativa e retrata um modo de pensar que aprende com a prática, valorizando o uso de evidências para desenho das ações, reformulação e aprimoramento contínuo.

Jovem de Futuro

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o programa oferece um modelo de gestão educacional em escala e em contextos heterogêneos, apresentando abrangência e sustentabilidade. Seus resultados, sustentados há mais de dez anos, advém da remodelagem da ação, em decorrência do aprendizado com a prática.

No Piauí, o programa foi implementado em 2012. Nos anos seguintes, observou-se um importante avanço no indicador IDEB, saindo de 2,9 (2011) para 3,7 (2019), com aumento em nota e aprovação nos últimos anos. Além disso, resultados recentes da iniciativa apontam para um aumento em quatro pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática.

As informações detalhadas sobre histórico, metodologia e resultados do Jovem de Futuro poderão ser encontradas no livro Gestão na Educação em Larga Escala: Jovem de Futuro – de projeto piloto em escolas para uma política de rede pública, com lançamento durante o evento.