Os governadores do nordeste estão empenhados em tratar o tema do meio ambiente. O governador Wellington Dias sinalizou que este será um dos principais temas a serem tratados no Fórum dos Governadores, nesta quarta-feira (6), em Recife, no Pernambuco.

Após a participação no Sínodo da Amazônia, em Roma, o governador piauiense falou que a cada dia aumenta a preocupação para os riscos que o planeta está passando. “O mundo não aguenta mais ter uma temperatura subindo aproximadamente 4 graus. Se seguirmos neste ritmo, há a possibilidade do ser humano ter graves problemas, inclusive risco de vida com as temperaturas elevadas e outros efeitos para o equilíbrio do planeta, com tempestades e furacões. A Terra reage.” pontuou Wellington.

Dias disse que o Fórum dos Governadores também será uma preparação para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecida como COP 25, que será realizada em dezembro, em Madri.

O outro ponto que necessita de atenção especial, segundo o governador piauiense, são as ações para a limpeza do derramamento de óleo no nordeste. “Precisamos cuidar deste ponto específico, seus efeitos, com a comunidade científica e também a população, para trabalhar com sintonia. Queremos trabalhar de forma a ter ciência dos impactos, no turismo, na área da pesca, entre outros”, disse Wellington.

Dias também destacou que serão tratados os assuntos específicos preparatórios para viagem à Europa, que será feita pelos integrantes do Consórcio Nordeste, com a intenção de mostrar à comunidade europeia, governos e empresários, o mapa de oportunidade de investimentos na região nordeste, dentre eles os Ativos Verdes do Piauí.