O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, assinou, nesta segunda-feira (1º), a portaria n° 01/2021 de 1º de fevereiro de 2021, instituindo a Câmara Térmica de Agricultura Familiar do colegiado. A iniciativa tem como finalidade articular pactos entre os nove estados nordestinos nessa área.

Por meio da implantação de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do Nordeste por meio da agricultura familiar, o consórcio terá um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos, irá elaborar propostas para solucionar problemas na agricultura familiar, dentre outras atribuições. A câmara técnica será composta por nove secretários de estado consorciados.

Por meio desse passo histórico, Wellington Dias pretende que os estados sejam comercialmente integrados a países estrangeiros. “A ideia é integrar o Nordeste com o mundo. Essa região tem o maior número de agricultores familiares do Brasil e muitos vivendo em condições precárias. Se dobrarmos a produção, melhoramos a renda dessas famílias, isso terá um impacto extraordinário na retirada de pessoas da linha da pobreza”, comentou o governador do Piauí.