O governador Wellington Dias participou, nessa quinta- feira (7), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), para o biênio 2021/2022, desembargador Ribamar Oliveira. A cerimônia foi realizada na nova sede do Tribunal de Justiça, em Teresina, e contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, e autoridades dos três poderes. O evento contou com um número limitado de participantes, respeitando as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.

Na oportunidade, Wellington destacou que, no Piauí, há uma relação madura entre o Executivo, Judiciário e também com o Legislativo; e que essa harmonia é importante para que a população se sinta segura, ressaltando ainda que a boa relação entre os poderes ajuda o desenvolvimento do estado.

“O desembargador Ribamar Oliveira tem uma vasta experiência e recebeu a confiança dos seus pares. Atuando cada um com a sua independência, devemos criar um ambiente de segurança. Sei da importância do judiciário e dos avanços nos últimos anos em estrutura física e tecnológica. Este é um ambiente de confiança em relação à sociedade, favorável para os investimentos e na vida de pessoas físicas e jurídicas. Vejo o entusiasmo e o compromisso do desembargador Ribamar Oliveira e estaremos juntos”, disse Dias.

Ribamar Oliveira disse que uma de suas metas é conduzir a justiça do estado a uma colocação melhor no cenário nacional. “Nossa meta e dar celeridade aos processos com julgamentos rápidos e céleres, estamos com bons planos e muita gente disposta a trabalhar”, comentou o magistrado.

O novo presidente enfatizou que um dos focos da sua gestão será implementar o sistema de inteligência artificial, que permitirá a busca dos temas judiciários com mais celeridade. “São ferramentas de tecnologia da informação já implementadas em outros estados que vão dinamizar o andamento dos processos no qual haverá resultados mais ágeis”, comentou Oliveira.

Na oportunidade, o novo presidente do TJ também destacou que pretende realizar concurso público para a contratação de servidores efetivos. “Estamos nos utilizando de terceirizados com mão de obra competente, mas o certo é que façamos concurso”, disse o magistrado.

O governador Wellington Dias aproveitou a oportunidade para agradecer ao ex-presidente do TJ, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, pelos serviços prestados e entregou a ele uma placa de homenagem.

Na transição do cargo, Sebastião Ribeiro Martins fez um balanço de sua gestão e destacou pontos positivos e os desafios enfrentados, dentre eles a pandemia. “Foram dois anos de muito trabalho com planejamento de gestão e 2020 trouxe grandes incertezas para o mundo e para o Piauí, mas graças a Deus conseguimos superar. Fizemos economia de recursos e concluímos com os pagamentos dos magistrados e dos servidores. Apesar da pandemia, houve um incremento muito grande da nossa produtividade, atualmente, são mais de 611 mil processos tramitando no estado do Piauí e 433 mil tramitam de forma eletrônica. Demos prioridade ao aumento da produtividade, o incentivo à conciliação e à mediação. Ajudamos a fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, dentre outros”, disse o magistrado.