O governador Wellington Dias recebeu, nessa quinta-feira (3), na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillipe Orliange.

Wellington diz que a AFD é parceira do Piauí e também do Nordeste. “Ela fez aporte para investimentos com o setor privado na área de energia eólica e solar no Piauí e outras regiões do Brasil”, diz o governador, citando que está em andamento com a agência um projeto para Teresina e o objetivo mais avançado é manter linha de crédito com o Piauí.

“Estivemos na França, visitei a AFD e agora estamos retomando as condições para operação em que tem uma parte não reembolsável do fundo para área ambiental, dentro da proposta do Acordo de Paris. Outra parte como financiamento, garantindo com isso condições para viabilizar geração de emprego e renda”, explica Dias.

No encontro, o governador tratou de uma operação para o Nordeste. “Vamos realizar um evento tão logo se ultrapasse a barreira da vacinação. Assim, como fizemos um encontro na França, agora o objetivo é realizar encontro no Nordeste brasileiro, unindo os setores público e privado, Governo do Brasil, região Nordeste, Governo da França”, informa Wellington, esclarecendo que a prioridade é ampliar investimentos e parcerias com a região Nordeste.

“Compramos da França por meio de outros regiões do Brasil e agora queremos ter um elo direto tanto para importação quanto para exportação”, diz Dias.