Ao longo dos próximos três anos, os estudantes terão acesso à formação em Tempo Integral, além do currículo dedicado ao aprofundamento em matemática, química e física. Estas áreas são estratégicas para carreiras de formação em inovação tecnológica, como IMPA Tech, Fundação Getúlio Vargas e instituições internacionais.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o caráter pioneiro e transformador do projeto. “As turmas fazem parte do modelo de ensino em tempo integral e, além da bolsa de incentivo financeiro, os nossos estudantes têm acesso a professores especialistas, material didático específico, fardamento gratuito e alimentação escolar. Essa é uma iniciativa inédita entre as redes estaduais do Brasil e reafirma o compromisso do Piauí com uma educação pública de excelência”, afirmou.
Seleção e incentivos
A seleção dos estudantes foi dividida entre Seleção A (prova objetiva de Língua Portuguesa e Matemática) e Seleção B (premiações em olimpíadas). A outra etapa contemplou análise de Memorial da Trajetória Acadêmica, que considerou condição socioeconômica, histórico escolar, projetos e olimpíadas científicas.
As atividades das turmas ocorrem no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, localizado no bairro Morada do Sol, em Teresina.
