O Governo do Piauí realizou a entrega de três mil mudas frutíferas e nativas à Prefeitura Municipal de Santa Filomena nesta quarta-feira (14). A ação integra o programa ProVerde Piauí, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e tem como objetivo promover o desenvolvimento ambiental sustentável e a recuperação de áreas degradadas em todo o estado.
Durante a distribuição das mudas, também foi inaugurado pelo governador em exercício, Aderson Nogueira, o Bosque do Tribunal de Justiça do Piauí + Sustentável Ítala Maria Lustosa Nogueira, um espaço simbólico que reforça o compromisso do Judiciário com a preservação ambiental e a valorização da ecologia.

Ainda em Santa Filomena, foi inaugurado o Complexo Profª Maria da Conceição Carvalho Neris, anexo do Fórum local. O novo espaço conta com biblioteca, sala de identificação, sala de perícia médica e sala de estudos. O prédio passará a funcionar como uma casa da memória. O Complexo é um centro cultural que homenageia diversas personalidades, resgata a história de Santa Filomena e amplia as possibilidades de uso do espaço para além da atividade jurisdicional.

Aderson Nogueira destacou que as iniciativas representam um alento em meio aos desafios ambientais e sociais. “O tema ambiental está sendo discutido globalmente e o Piauí tem aparecido como protagonista, com grandes planos de transição energética, mas também com pequenas iniciativas, como as de hoje. Além disso, temos aqui no município ações voltadas à cultura, que homenageiam várias pessoas, resgatam a história de Santa Filomena, e não só isso, abre um leque de atividades para além da atividade jurisdicional”, disse.
Casa Legal
Também na manhã de hoje, o Governo do Piauí entregou registros de imóveis para moradores de Santa Filomena, no sul do Piauí. Com a ação, a cidade alcançou a marca de 100% das residências urbanas regularizadas, por meio do Programa Casa Legal, executado pela Secretaria da Administração (Sead) em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e prefeituras municipais. No município, mais de 2 mil imóveis foram regularizados.
























