A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) segue investindo em transformação digital. Agora, passa a contar com o apoio da inteligência artificial (IA) na análise de documentos, como contratos, alterações e baixa, por meio do sistema de registro, reforçando o compromisso com a modernização, a agilidade e a melhoria contínua dos serviços prestados ao empreendedor.
Com a nova funcionalidade, ao fazer o upload do documento no sistema, a IA realiza uma verificação prévia, identificando possíveis divergências entre as informações declaradas na Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e os dados do documento enviado.
Conforme explica a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o principal objetivo da iniciativa é tornar o processo de análise mais rápido e eficiente, com a tecnologia auxiliando na identificação de possíveis divergências. “A utilização da IA na análise de processos representa um avanço importante para a modernização da Jucepi. A tecnologia vem para trazer mais agilidade, precisão e reduzindo o tempo de resposta ao empreendedor. Nosso compromisso é oferecer um serviço cada vez mais alinhado à inovação”, afirmou.

A secretária-geral da Jucepi, Gelzuíta Melo, ressalta que a IA não substitui o trabalho humano, apenas apoia a função do analista. “Estamos incorporando essa tecnologia como uma aliada no processo de análise. A IA tecnologia faz uma verificação prévia, identifica possíveis inconsistências, mas o papel do analista continua sendo essencial. O resultado é menos erros no processo, mais qualidade na análise e menos tempo de espera para o empreendedor”, pontua.
Quais as vantagens para o empreendedor?
Para o empreendedor, o principal benefício é a redução do tempo de análise dos processos, evitando retrabalhos prolongados e permitindo correções de forma ágil.
A nova tecnologia também traz mais previsibilidade e segurança ao registro empresarial. Quando o documento está correto, não entra em exigência, acelerando a formalização do negócio. Em caso de erro, o usuário tem a oportunidade de fazer as correções antes de protocolar.
Além disso, a iniciativa está alinhada à gestão do governador Rafael Fonteles, que tem como uma de suas prioridades a desburocratização dos serviços públicos, a modernização da administração estadual, com a introdução da IA como facilitador e auxílio aos cidadãos.
