Notícias

Governo do Piauí inicia novas turmas de capacitação em inteligência artificial

A nova etapa começa com duas frentes: o CapacitIA Servidores, voltado para equipes da Sead, e o curso feito em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), iniciou, nesta semana, as novas turmas do CapacitIA em 2026, ampliando a formação em inteligência artificial dentro do serviço público. A nova etapa começa com duas frentes: o CapacitIA Servidores, voltado para equipes da Secretaria da Administração (Sead), e o curso feito em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

O coordenador de Formação em Inteligência Artificial da SIA, João Matheus explica que o programa está inserido dentro do plano de transformar o Piauí em um estado cada vez mais digital. “Eu sou responsável pelo CapacitIA Servidores que é direcionado a ensinar a inteligência artificial aos gestores e equipes técnicas do Governo do Piauí. O objetivo é formar servidores para que eles melhorem seu dia a dia e atenda melhor a população”, afirma o gestor.

Foto: Regis Falcão

As novas turmas mantêm o formato prático do programa, com trilhas que se adaptam à realidade de cada órgão. “O Capacitia é formado por trilhas, justamente para se adaptar às diferentes realidades dentro da administração estadual: as masterclasses dão uma visão geral pro gestor; a trilha do curso voltado aos servidores é composta por 12 horas e é focada no uso de ferramentas de IA que leva em consideração o contexto de cada órgão”, diz João Matheus.

Foto: Ascom SIA

No caso do CapacitIA para órgãos parceiros, a proposta é levar a mesma lógica de formação aplicada no Executivo para instituições que atuam em áreas estratégicas do Estado, como o MPPI, reforçando uma cultura de uso responsável e produtivo de ferramentas de IA na rotina de trabalho.

Números

Segundo João Matheus, até o fim de 2025, o CapacitIA Servidores alcançou 46 secretarias, com oito masterclasses e 19 capacitações de 20 horas, totalizando 740 inscritos. Em parceria com o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), também foi realizado um curso de engenharia de prompt com 180 participantes, somando mais de 900 pessoas atendidas.

Foto: Ascom SIA

Além da formação, o programa já estimula soluções aplicadas. “O nosso foco é transformar essa capacitação em soluções que melhorem o trabalho dos servidores. Até o momento, foram desenvolvidos 60 projetos, com participação de 21 secretarias, e 16 soluções já estão em uso”, ressalta o coordenador.

Foto: PH Silva

João Matheus reforça que novas turmas devem ser abertas ao longo do ano e orienta os servidores a acompanharem as oportunidades. “Nesta semana, iniciamos duas novas turmas: uma voltada aos servidores da Sead e outra em parceria com o Ministério Público. E o programa vai seguir com mais turmas ao longo de 2026. Para participar, é importante acompanhar as chamadas internas do seu órgão e também o perfil oficial da SIA no Instagram, o sia.piaui, e da Escola de Governo, escoladegovernopi.egepi”, conclui o gestor.

Compartilhar:

Mais notícias