Notícias

Intercambistas do programa Do Piauí Para o Mundo vivenciam primeiras experiências em Singapura

Além das aulas técnicas e certificações internacionais, o intercâmbio também prevê atividades culturais e visitas turísticas ao longo das próximas semanas.

Os primeiros dias de intercâmbio em Singapura têm sido marcados por descobertas, aprendizados e vivências significativas para os 20 estudantes e quatro professores da rede pública estadual, que embarcaram por meio do programa Do Piauí Para o Mundo, iniciativa do Governo do Estado.

Hospedados no Institute of Technical Education (ITE), instituição reconhecida internacionalmente pela excelência em educação profissional e técnica, os intercambistas foram recepcionados por representantes do instituto e participaram de um tour pelas instalações, logo no primeiro dia. Durante a visita, o grupo também teve a oportunidade de realizar experimentos em uma feira de ciências que ocorria no pátio da instituição, ampliando o contato com práticas educacionais voltadas à inovação.

Ainda na primeira semana, os estudantes iniciaram os conteúdos que serão aprofundados ao longo dos 30 dias de formação. A programação contempla temas, como introdução a Data Centers, classificação Tier, gerenciamento de racks, soluções de armazenamento, virtualização, computação em nuvem, além de módulos sobre gerenciamento de energia e sistemas de segurança aplicados a essas tecnologias.

Para a estudante Valéria Nascimento, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) professor Antônio dos Reis e Silva, de Boqueirão do Piauí, a experiência tem sido marcante. “Está sendo uma vivência incrível, algo que nunca vou esquecer. Logo nos primeiros dias, tivemos a oportunidade de conhecer um Data Center grandioso de perto e entender como tudo funciona na prática. Tudo isso ampliou bastante nossa visão sobre tecnologia”, relatou a estudante.

Um dos pontos altos da programação inicial foi a visita ao escritório da Amazon Web Services (AWS) em Singapura. Na ocasião, os estudantes conheceram as dependências e a cultura organizacional da empresa, além de participarem de uma formação em Inteligência Artificial Generativa. A atividade incluiu também a criação de um aplicativo, por meio da ferramenta PartyRock, e a participação em um mini hackathon.

A delegação piauiense é formada por estudantes e professores dos Cetis Paulistana, em Paulistana; Raimundinho Andrade, em Campo Maior; professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí; e Lucas Meireles, em Dermerval Lobão. Além das aulas técnicas e certificações internacionais, o intercâmbio também prevê atividades culturais e visitas turísticas ao longo das próximas semanas.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, os primeiros resultados da experiência reforçam a relevância do programa para a formação dos jovens piauienses. “É uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento desses estudantes e observar como eles estão aproveitando cada oportunidade oferecida pelo programa Do Piauí Para o Mundo. Essa vivência internacional amplia horizontes, fortalece competências e contribui para a formação de jovens preparados para os desafios do futuro. A expectativa é que, em 2026, possamos realizar uma edição ainda maior, com a participação de 300 estudantes da rede pública estadual”, destacou o gestor.

Educação que conecta o Piauí ao mundo

O programa Do Piauí Para o Mundo garantiu, em 2025, intercâmbio internacional a 130 estudantes e 26 professores, vencedores do maior hackathon de escolas públicas do mundo. As delegações já tiveram como destino países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Portugal.

As viagens são integralmente custeadas pelo Governo do Estado, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às melhores experiências educacionais internacionais.

Compartilhar:

Mais notícias