O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), lançou dois editais para contratação de empresas, no âmbito do Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social II, para prestar serviços à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Os processos são na modalidade seleção de consultoria baseada em menor custo, conforme os termos de referência.
O primeiro edital é para contratar consultoria para elaborar o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo e de Combate a Incêndios Florestais, incluindo a identificação de áreas prioritárias para atuação em todo o estado.
Já o segundo edital prevê a contratação de empresa de consultoria para diagnóstico, seleção e elaboração de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas, com foco em áreas de nascentes (APP), abrangendo os Territórios de Desenvolvimento da Planície Litorânea, Cocais, Entre Rios, Carnaubais, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.
As empresas interessadas devem encaminhar manifestação de interesse à Comissão Especial de Licitação da Seplan-PI, exclusivamente pelo e-mail: licitacaopilares2@seplan.pi.gov.br até 23h59 do dia 5 de fevereiro de 2026, apresentando informações que comprovem qualificação técnica e experiência, conforme o termo de teferência.
Informações adicionais serão prestadas apenas pelo e-mail indicado. A solicitação de manifestação de interesse e o termo de referência do edital nº 02/2026 estão disponíveis na íntegra no site da Seplan, acessando o link: https://www.seplan.pi.gov.br/projetos/pilares-ii/
Com os editais, o Governo do Piauí reforça as ações de proteção ambiental, prevenção a incêndios florestais e recuperação de áreas degradadas, fortalecendo a atuação técnica da Semarh em todo o estado.