A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) apresentou, nessa quinta-feira (22), o balanço do trânsito agropecuário no estado em 2025. O levantamento mostra que o Piauí vive um dos seus melhores momentos no controle sanitário e na movimentação regular de animais.
“Em 2025, mais de 427 milhões de animais circularam no Piauí com a emissão de mais de 115 mil Guias de Trânsito Animal. Esse crescimento reflete o fortalecimento da fiscalização e a maior adesão dos produtores às normas sanitárias. A maior parte desse fluxo veio de aves e espécies aquáticas e, no caso dos animais suscetíveis à febre aftosa, quase 85% das movimentações ocorreram dentro do próprio estado”, explica o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), Fábio Abreu.

Entre os bovinos, foram movimentadas 689.521 unidades animais ao longo do ano. No comércio interestadual, mais de 217 mil bovinos deixaram o Piauí, principalmente para engorda e recria, tendo Goiás, Maranhão, Bahia, São Paulo e Pernambuco como principais destinos.A cadeia dos pequenos ruminantes também apresentou números expressivos, com mais de 813 mil caprinos e ovinos movimentados. Outro dado que chama atenção é o abate regularizado: em 2025, mais de 6,4 milhões de aves foram abatidas no estado com emissão de GTA.
“Os dados confirmam um crescimento contínuo em relação a anos anteriores, especialmente 2022, resultado da maior conscientização dos produtores e do fortalecimento das ações de fiscalização. O Piauí avançou de forma concreta no controle do trânsito e na proteção da sanidade animal, estruturando um sistema mais eficiente e seguro”, destaca o gerente de defesa animal da Adapi, Idílio Moura.
Fábio Abreu ainda reforça que o trabalho da Sada, por meio da Adapi, segue alinhado à política do governador Rafael Fonteles, voltada ao fortalecimento da defesa agropecuária, à valorização da produção rural e à geração de mais renda e oportunidades para o estado.
